terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Suculentas

Com esse nome de suculentas, muitas vezes chamada de ''leguminosas'' pelas pessoas, as gordinhas dos jardins existêm nas mais diversas formas e tamanhos. Desde enormes agaves até as minúsculas plantas-pedra. 
Agave azul - Agave tequiliana
Planta-pedra - Lithops scwantesii

O grupo das suculentas tem esse nome porque todas as plantas têm reserva de água nos ramos e folhas. Por esse motivo elas são tão resistentes às grandes estiagens.  Existem várias familias dentro do grupo  das suculentas como: crassuláceas, agaviáceas, asfodeláceas, aizoáceas, nolináceas. Cada família botânica tem o seu principal representante.

Um bom exemplo de suculenta é a famosa rosa-de-pedra, planta do gênero Echeveria, com suas folhas ''gordinhas'' que nascem em forma de roseta.

Mas esse grupo é muito mais amplo, existêm suculentas semilenhosas de grande porte como a Yucca elephantipes, que pode atingir 10 metros de altura.

De modo geral, as suculentas podem ser pendentes, arbustivas, ou rasteiras. Algumas são ideais como forração e, outras, como cerca-viva defensiva.

Sedum multiceps - Estrelinha-gorda

O sedum multiceps é a planta símbolo dos telhados verde por ser muito resistente a falta de água .




Echeveria lauii - Rosa-de-pedra

Essa Echeveria se destaca das demais por ter suas folhas muito carnosas e encorpadas, encobertas por um fina penugem.

Agave americana

Após uns 15 anos de plantio, surge uma longa inflorecência de até 8 metros. Depois da floração a planta mãe começa seu ciclo degenerativo, mas deixa novas mudas ou bulbilhos.


Uma boa forma de usar suculentas é usar cachepots rústicos e reciclados como rodas de carro ou até canecas antigas.







Estamos com um grande estoque de suculentas. Seduns e Echeverias com ótimos preços.
Entre em contato pelo email: pasinipaisagismo@gmail.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Praça Provincia de Shiga

A Praça Província de Shiga é um presente do governo japonês foi feita com objetivo de celebrar o convênio entre o Rio Grande do Sul e a província de Shiga.

A praça tem 3860 m² e está situada na esquina das avenidas Cristóvão Colombo e Plinio Brasil Milano, foi projetada pelo arquiteto paisagista Kunie Ito, que a caracteriza o tradicional jardim japones.

Um lago com cascata, quiosque e elementos orientais compõem o cenário, apreciado por visitantes e turistas.

A Praça província de Shiga é cercada, protegido e possui horário para visitação.

Horário de atendimento:

De terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.








Dados do guia de busca Hagah.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Capim-limão (Cymbopogon citratus)




O capim-limão é uma erva originária da Índia e está adaptada ao clima brasileiro. Seu nome popular deve-se ao cheiro cítrico que exala pelas folhas. O capim-limão é chamado de diversos nomes como: capim-cheiroso, capim-cidreira, patchuli e erva-cidreira como é mais conhecido aqui no sul.

O capim-limão é uma erva de efeito relaxante, suas folhas são usadas na forma de chá, acalma, diminui a ansiedade e provoca o sono. Por estimula a transpiração, ela ajuda a baixar a febre. A erva-cidreira tambem diminui os gases intestinais e facilita o trabalho do aparelho digestivo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Irrigação para jardim

Irrigação é uma técnica utilizada na agricultura, viveiros e paisagismo. O objetivo é fornecer água na quantidade certa e no momento certo, garantindo produtividade, sobrevivência e beleza.

Irrigar não é simplesmente jogar água sem nenhum critério, pois desta forma podemos molhar em excesso as plantas, trazendo problemas para as raízes das plantas (apodrecimento, lavagem de nutrientes) ou doses insuficientes que prejudicam o desenvolvimento e a produtividade (redução do metabolismo).

Existem sistemas de automatização para irrigação que bem regulados e colocados em funcionamento no momento previsto repõe a quantidade certa de água no solo garantindo à planta a umidade necessária para um bom desenvolvimento.















sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fusca verde

Veja este Fusca!!! Muito legal o trabalho desse profissional! Tomara que essa moda pegue, assim é menos um carro no ferro velho e um a mais no jardim!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gustaaf Winnters e a grande Regina

No mês passado junto a festa da primavera em Nova Petrópolis ocorreu algumas palestras com grandes profissionais da área do paisagismo.

Regina, Gustaaf, Carine, Táis e Guilherme Pasini. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Expoacabamento 2011

Dia 27 começou a Expoacabamento na FIERGS. A Pasini Paisagismo em parceria com a Natural Artes(móveis rústicos) e Demetra Orgânicos de Gramado mostra telhado verde, paisagismo produtivo, móveis rústicos e contruções em madeira. Estamos no stand 50 no Salão do paisagismo.

Horario do evento: 14:00 às 21:00


Algumas fotos do stand




Fotos de Ramiro Bergamin.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entrada franca na 5ª Expoacabamento

Semana que vem, dia 27, é a abertura da 5ª Expoacabamento na FIERGS.
Em parceria a Pasini Paisagismo, Arte Rustica e Demetra Orgânicos estaram no stand 50, proximo a cafeteria.


CONFIRA!!!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Preparativos para Expoacabamento

De 27 a 30 de outubro das 14: às 21:00 acontecerá a Expoacabamento na Fiergs. A Pasini Paisagismo em parceria com a Arte Rústica e Demetra Orgânicos de Canela estarão no salão do paisagismo. Apresentaremos telhado verde, paisagismo produtivo, produtos orgânicos e móveis rústicos.

Confira informações no convite.

Convite frente
Convite verso

Já estamos nos preparando para a expoacabamentos. Confira fotos.

Futuro cachepot

Toras  para estrutura do telhado verde

Plantas suculentas




Deque com linhas orgânicas






quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Beneficios do telhado verde

Um telhado verde (teto verde, telhado ecológico ou jardim suspenso) pode trazer diversas melhorias, como eficiência energética e qualidade de vida para uma residência, condomínio, empresa, qualquer construção. Mas pode trazer melhorias ainda maiores, como a redução das enchentes nas grandes cidade e na redução de enérgia elétrica.

Eficiência energética

O uso do telhado verde atua positivamente para melhorar a eficiência energética interna da construção, reduzindo os gastos com o ar-condicionado.
As plantas e o substrato atuam como uma barreira solar, resfriando o telhado através da evapotranpiração.

Áreas verdes

O telhado verde, que é de fácil acesso ao público pode ser uma solução barata para ter um espaço de lazer disponível na cidade, sem ocupar o espaço do solo que esta supervalorizado. É uma ótima opção para casas com terrenos pequenos.
Grandes áreas que não são utilizadas como topos de edifícios podem dar lugar a jardins e hortas, proporcionando uma visão muito mais agradável aos edifícios vizinhos.
A implantação de telhado verde é uma alternativa inteligente para ocupação de áreas improdutivas, pois a área impermeável das cidades chega a 75% de sua área total. Imagine um restaurante, agora imagine o telhado do restaurante produzindo boa parte da comida, além de ter evitado de emitir gás carbônico da produção e do transporte o custo da refeição vai ser mais em conta.



Controle de enchentes

Telhados verdes reduzem enchentes! As plantas e o substrato (terra) funcionam como uma esponja. Demora para encharcar totalmente, e vai liberando a água gradativamente, assim evitando que toda a água chegue no nível do solo ao mesmo tempo, e não sobrecarregando o sistema de esgoto.


Valorização do imóvel

Jardins estão sendo hoje bem mais valorizados nas cidades, consequente ajudam a valorizar o imóvel. O telhado verde já vem se destacando no mercado como um item de diferenciação para venda de imóveis.
Telhados verdes protegem a cobertura da temperatura, radiação solar, sons e também contra impactos de granizos e trânsito de pessoas.
Dentro das tendências de aquecimento global, é provável que imóveis com telhado verde recebam algumas modalidades de benefícios e incentivos fiscais; isso já acontece na Alemanha há muitos anos.

Prefeitura de São Paulo

 
Conforto acústico

Valorização de marcas, até um tempo atrás, esse era o maior telhado verde do mundo.


Em agosto a Pasini Paisagismo executou mais um telhado verde em Porto alegre. Veja como era antes.


O projeto


E como ficou



Esse é um mini telhado verde. É o telhado da casinha que protege o gás da cozinha. Virou uma horta de temperos e chás. Da janeja da cozinha, é só colher os tempeiros e usar. Isso sim é saber usar o espaço. Parabéns Raphael Bonfiglio.