segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Alecrim

 Rosmarinus officinalis





O alecrim é um arbusto com porte de 2 metros quando cultivado livremente. Mas se plantado em vasos e jardineiras seu crescimento fica limitado e não ultrapassa os 70 cm. Para quem quer ter um plantado no jardim existe a variedade rasteira do Alecrim, que não passa de 30 cm.
O alecrim pode ser plantado em regiões tropicais e subtropicais, desde que receba pelo menso 5 horas de sol por dia. O solo não precisa ser rico em nutrientes mas tem que ter uma boa drenagem. Só regue quando o substrato estiver seco.

A erva vai bem com carnes e legumes. Em omeletes fica saboroso.

O alecrim é usado na medicina natural desde a antiguidade. Muitos povos utilizavam o alecrim como erva de proteção.
De sabor picante, o alecrim revitaliza e aumenta a disposição e energia, como tambem tem efeito antidepressivo.
O chá feito com as folhas, além de ser digestivo, abre o apetite. O alecrim tambem é usado para limpar a pele e ativar a sirculação.

O alecrim é estimulante, o chá não deve ser tomado à noite.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Santolina

Santolina chamaecyparissus





Tambem conhecida como Lavanda-algodão a Santolina é muito cultivada para extração de um óleo para essências de perfumes.  Alem de ser aromática, se destaca pela sua folhagem cinza e fina, com aparência de veludo. No verão surgem pequenas flore globosas no alto de longas hastes, acima da folhagem. Essa planta vai bem em maciços ladeando caminhos e canteiros sempre a sol pleno. Para dar um ar mais rustico ao jardim  espalhe alguns grupos de pedras entre o maciço de Santolina.
Trata-se de uma arbusto semilenhoso, ereto, muito ramificado, que pode atingir 60 centímetros de altura. Originário da região mediterrânea. Multiplica-se por sementes e estaquia.

domingo, 8 de janeiro de 2012